quarta-feira, 9 de junho de 2010

Fábio Saito, um médico sem fronteiras


Meu amigo do colégio Fábio Saito está no Congo, na "República Democrática do Congo", antigo Zaire.

Fábio já esteve antes na África. Passou quase um ano viajando pelo continente e conhecendo, como um mochileiro, a realidade daquela terra.

Ele foi detido por autoridades locais, tirou belas fotos, conheceu um povo simpático e melancólico, passou por terras em conflito e voltou ao Brasil.

Fábio é formado em Medicina pela UFPE, é mestre em Infectologia (passou muito tempo na Amazônia, mas isso é outra história) e foi médico de Saúde Familiar em diversas cidades do interior brasileiro. Sua meta: juntar dinheiro e voltar à África.

Lembro-me quando éramos do primeiro ano científico (hoje Ensíno Médio) e, juntos, na cantina, Fábio disse a mim e a outro amigo que queria ser um médico sem fronteira. E eu lá sabia o que era isso.

Ele foi aceito na Médicins Sans Frontières (página oficial aqui) e, no início do ano, foi à Bélgica para um briefing, pois seria enviado ao Congo Belga. É na vila de Niangara, no nordeste do país, onde ele exerce sua profissão, em uma cidade rodeada pela guerra civil, um lugar que é um asilo para os refugiados e feridos das batalhas.

Aqui está um relato, do proprio FS, sobre o local:

"A vila é no meio do nada, na beira de um rio, e nao tem televisao, cerveja (e nenhuma bebida alcoolica nem nenhum produto industrializado!!), eletricidade, coca cola, estradas ou internet. so tem um carro na cidade, q chegou depois de dois dias num projeto de caminho da cidade mais proxima, a uns 120km. imagina a estrada como é boa. o msf tem um gerador la e se manda email de vez em quando (mas nao tem internet pra navegar) por um BGAN (um aparelho q fica conectado por satelite). entao pode ser q demore um bom tempo ate eu mandar um email. a conexao é bem ruim. la o hospital é completamente isolado, nao tem quase nada de equipamento e nao tem pra onde transportar os pacientes. nao tem outros medicos. entao ou se resolve as coisas ou se deixa acontecer. da um pouco de medo. o lugar é infestado de malaria, doenca do sono, peste (inclusive pneumoica), oncocercose e tem 25.000 refugiados de guerra pq tem conflitos todas as semanas nos arredores (mas nunca la). o problema é o grupo ugandense LRA q atua na regiao e comete uns crimes (uns 3 ou 4 por semana). mas o msf é otimo e mt organizado. eles têm meio mundo de gente das "logistica" trabalhando para evacuar a gente caso exista a minima possibilidade de um ataque na nossa cidade. tem varios planos de evacuacao e tudo. Acho q vai ser uma otima missao."

Fábio me enviou muitas fotos. Algumas eu exponho aqui.

Um grande abraço, Fábio. Espero que você volte logo.


7 comentários:

  1. Oi Artur,
    Adorei o seu blog e o post sobre Fábio. Eu também estou acompanhando a trajetória dele na África e a cada email, a cada foto me surpreendo com tanta dedicação, amor e doação.
    Fábio é uma pessoa iluminada, muito iluminada, e com certeza, o maior exemplo de doação e amor ao próximo que eu conheço. Sinto muito orgulho por ter um amigo tão especial e desejo muito sucesso para ele.
    Bjs
    Andresa

    ResponderExcluir
  2. Artur,

    Não conhecia teu blog e as poucas notícias que tive de Fábio desde que saímos do CBV me foram passadas por Andresa e Themis.

    Muito legal saber o rumo que tomaram muitos dos amigos, principalmente Fábio, que vive uma vida bastante altruista, desapegada de qualquer interesse financeiro, ao contrario da maioria dos profissionais de saúde que se formam hoje.

    Parabens e Boa Sorte pra vc Fábio!

    Saudades dos amigos!

    Liliane

    ResponderExcluir
  3. Caramba...que legal....Fabio Saito e sua medicina literalmente sem fronteiras!!!!
    Lembro-me do Laurindo um dia ter dito que também queria participar dessas coisas....mas o Fabio...desde a época do atletismo...terceiro ano...estudando pra vestibular.... sempre demosntrou ter tino pra essas coisas...aquele jeitão diferente dele....inclusive durante o periodo básico quando cruzava com ele pelos corredores da Federal...mostrava ser um cara que na sua profissão so pensaria em ajudar...não aspirava ascender profissionalmente...ser "o cara da médicina"...apesar de ele ter potencial para isso....enfim...ele tem todo o perfil para fazer o que vem fazendo....
    saudades dos tempos de CBV...
    Igor Camargo

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, muito legal os comentários. Eu enviei um email ao Fábio falando dessa postagem. O Fábio é uma dessas pessoas que não apenas sonham, mas que percorrem esses passos da imaginação e os transformam em realidade. E, como foi dito acima, ele o faz da forma mais simples possível, com desprendimento e sem se gabar, pois isso é algo natural.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Muito tocante a história! Ele realmente é uma pessoa diferenciada e luta para levar alguma esperança a este povo sofrido!
    Não conhecia teu blog, muito legal! Está de parabéns e continue postando os perfis dos alunos do CBV, até sugiro que o próximo seja de Rafael Gomes, vulgo Satan que hoje é da FAB, segundo sargento e controlador de tráfego aéreo!

    Um abraço a todos e vamos marcar outra saída né?

    Julio

    ResponderExcluir
  6. Artur,

    Tambem não sabia do seu blog...

    Sobre o trabalho de FS, muito interessante, realmente diferenciado e de muito valor.

    Abraços
    Luiz Gustavo

    ResponderExcluir
  7. Fábio Saito aceitou assumir a Gerência de Saúde da organização VPV - VOAR PELA VIDA, que virá a ser a maior de ação humanitária no país.

    Com a experiência e a dedicação de Fábio Saito, a VPV começará com um salto qualitativo muito grande.

    Aguardamos o retorno de Fábio Saito para iniciarmos uma série de campanhas.

    Marcelo Quaranta - Presidente da VPV - Voar pela Vida

    www.voarpelavida.org

    ResponderExcluir