quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cerveja filada

 Creio que ainda não publiquei alguma postagem exclusiva sobre cervejas.



Hoje isso muda, e será de uma forma bem usual: pouco original.


Já que tantos falaram tão bem sobre o que eu queria dizer, vou às fontes e faço um apanhado filho da preguiça para você, caro leitor.


Semana que vem irei, se tudo der certo, a Ribeirão Preto. Isso, terra do bar Pinguim. O quê? Não ouviu falar? Tá bom, terra da Colorado, cervejaria artesanal que tem me encantado com suas produções. Cervejas feitas de mandioca (aipim), café, mel, rapadura etc. (Xi, parece que no Pinguim não vende Colorado, ou estarei enganado?)


Nesta semana experimentei a Demoiselle, cerveja preta estilo Porter. E aqui seguem minhas impressões: cremosa, com um aroma e gosto de café, seguido por um retrogosto de caramelo, deixando um pouco de torrefação no palato. Servida na temperatura correta, perto dos 7º C.


No site da Colorado, cá está a primeira fila:
"Cerveja escura como a noite, que leva café na sua formulação. Essa cerveja Porter é feita com maltes importados da mais alta qualidade e o melhor café da região da Alta Mogiana. O café é comprado direto do produtor, moído e torrado com rigoroso critério e macerado em água fria para só então ser adicionado ao mosto cervejeiro, evitando desta forma que o café perca seu maravilhoso aroma. O nome Demoiselle é uma singela homenagem ao grande brasileiro Alberto Santos Dumont, cuja família era proprietária de fazendas de café na região de Ribeirão Preto. O aeroplano Demoiselle criado por Santos Dumont em 1907 é até hoje um ícone de estilo e simplicidade, assim como a Demoiselle Colorado, uma cerveja elegante e simples para ser degustada com pratos defumados ou mesmo uma sobremesa de chocolate. A cerveja Colorado Demoiselle conquistou medalha de ouro no European Beer Star 2008, na categoria porter, vencendo importantes e conhecidas marcas européias nesta prestigiada categoria inglesa. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu em novembro, durante a BRAU Beviale Fair, em Nuremberg, na Alemanha. Em 2009 a Demoiselle foi eleita 'Cerveja do Ano' pela revista Prazeres da Mesa."

Outra fila: a Colorado Demoiselle foi uma das cervejas citadas no site Bebendo Bem, na postagem 10 Cervejas para comemorar o Dia do Orgulho Nerd (ah, para o bom entendedor, leve a sua toalha). E porquê? Lá vai fila: "Inventor do avião, do relógio de pulso, do chuveiro de água quente e da escada para destros, fã de Julio Verne e astrônomo, Santos Dumont foi um autêntico nerd do início do século passado. Além disso, seu projeto do avião Demoiselle foi um dos precursores do Creative Commons, pois era disponibilizado a quem quisesse produzi-lo."



Certo, Diletante, mas qual é a terceira fila? Ora, meu bem, você sabe o que é Porter? Tá, eu sei, mas gosto mais das Stouts... E o que isto tem a ver com aquilo. Aqui está, direto do site da Brejas: as Porters são "comumente confundida com as Stouts, tem lá sua razão de ser: o nome Stout surgiu de uma diminuição do nome "Stout Porter", usado para classificar as Porters mais fortes. Portanto, a Porter é uma cerveja mais suave que sua parente Stout, normalmente com 1 a 2% a menos de álcool. Pra se ter uma idéia de como uma coisa levou à outra, a cervejaria Guinness produzia Porters até 1974. As Porters são cervejas escuras, típicas da Inglaterra, e não tão fáceis de se encontrar aqui no Brasil. Podem ser Brown Porter (12A) ou Robust Porter (12B). Outra variedade, chamada Baltic Porter (12C), tem mais álcool e, apesar de ter começado como Ales, hoje são normalmente Lagers." As Stouts são "Cervejas negras opacas, dotadas de forte sabor de chocolate, café e malte torrado, pouca carbonatação (13). Sua origem remonta à época em que parte da produção das cervejarias inglesas era destinada à Rússia e aos países bálticos. Para suportar a viagem, essas cervejas possuíam – assim como possuem hoje – alto teor alcoólico, variando de 8 a 12%. Sua representante mais famosa é a Guinness." 


Essas cervejas são Ales, cervejas com alta fermentação. Isso significa que a fermentação é feita na superfície do mosto, e a uma temperatura mais elevada, o que confere sabores mais complexos, maior corpo e teor alcoólico à cerveja (tá vendo, isso foi sem fila). Espero que isso tenha ficado legal. Gostei de escrever sobre cervejas. 


Ah, há alguns posts sobre as brejas na fila...


Ah, em homenagem aos conhecidos nerds bebedores de cerveja e admiradores de vikings, Skȯl!

Nenhum comentário:

Postar um comentário