domingo, 11 de setembro de 2011

Berinjela ao Vinho



Como disse um dos membros, "o Cigacure tá de rosca". O convite para participar dessa confraria me fez lembrar a participação em outra confraria inominada, há pelo menos nove anos, na qual cada pessoa tinha de fazer um jantar com entrada, prato principal e sobremesa.

A ideia era reunir os amigos, apreciadores de conversa, comida e bebida (hearth, meat and mead, em uma boa tradição medieval). Cada prato seria avaliado e votado, para, no final, serem os eleitos declarados vencedores. Éramos cinco participantes, e conseguimos realizar apenas uma rodada.

O prato principal vencedor foi um frango ao curry com uvas, do qual me lembro muito bem. O molho estava suave, mas rico; a carne tenra; as uvas, doces e suculentas. Uma delícia. Não vou mencionar o nome da cozinheira, pois perdi contato com os comensais.

Posso dizer apenas que cozinhei duas entradas - uma berinjela ao vinho e uma polenta com molho de tomate picante -, um prato principal - gnoc ao molho de amêndoas - e por sobremesa eu fiz uma torta de maçã. Sim, foi um jantar italiano com toques especiais e pessoais.

Hoje publicarei a receita da berinjela. No vernáculo original o nome é melanzane in vino.


Ingredientes:

1 xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de vinho tinto
1/4 de xícara (chá) de nozes picadas
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de hortelã picada
2 colheres (sopa) de sal
1 colher (chá) de orégano
1/2 colher (chá) de pimenta calabresa
1 cabeça de alho pequena espremida
4 berinjelas cortadas em rodelas de + ou - 1cm

Preparo:

- Deixe a berinjela, já cortada, de molho em água e sal por 30 minutos; escorra, esprema sem apertar muito e frite em meia xícara do azeite, já quente, até a berinjela murchar um pouco.
- À parte, faça o tempero, misturando as nozes, a salsa, a hortelã, o orégano, a pimenta e o alho.
- Forre um refratário redondo ou retangular com uma camada da berinjela e cubra com o tempero reservado. Regue com o azeite restante e alterne as camadas de berinjela e tempero (fica interessante com apenas duas camadas de berinjela). Ao montar a última camada, regue com o vinho tinto. Cubra o refratário com filme plástico e deixe marinar na geladeira por um dia e meio.

Espero que gostem. Essa entrada, além da minha sobremesa, ganharam a votação em suas categorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário